Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser
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Seven - Comunicação como tem que ser

Evolução constante:

um breve panorama do
mercado e dos desafios para o
profissional de publicidade

Encantar o cliente, criar percepção de valor, aproximar a marca do mercado, inspirar. Todas as definições que lemos e ouvimos sobre a missão da publicidade, mesmo que pareçam clichês, são, na realidade, a prova do que o mercado entrega diariamente. Pautados por criatividade e engajados com novas ferramentas, os profissionais buscam inspiração nas mais diversas vertentes para traduzir em emoção aquilo que as empresas procuram: o vínculo com o seu público-alvo.

Só em 2020, investimentos em publicidade chegaram a R$ 14,21 bilhões
Só em 2020, investimentos em publicidade chegaram a R$ 14,21 bilhões
Só em 2020, investimentos em publicidade chegaram a R$ 14,21 bilhões

Só em 2020,
  investimentos em
publicidade
chegaram   a
R$ 14,21 bilhões

E se engana quem pensa que o mercado publicitário é feito apenas de números, embora eles indiquem o tamanho e o potencial que o setor possui. Só em 2020, por exemplo, investimentos em publicidade chegaram a R$ 14,21 bilhões, segundo o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Mas ser publicitário é, acima de tudo, ser um profissional em constante mutação que mantém a essência do seu propósito: criar conexões de valor.

Na evolução do setor, seja no seu modus operandi ou nas bandeiras que o publicitário abraça, vemos o reflexo da sociedade. Campanhas e posicionamento de marcas são, cada vez mais, ligados ao caminhar do ser humano.

Ouvir a academia, os especialistas e os profissionais que fazem este mercado ser pujante, sólido e crescente é um dos caminhos mais assertivos para quem quer fazer parte da evolução da publicidade. É o que a Seven fez para celebrar seus 25 anos de trajetória.

Muita coisa mudou nesse período: a forma de comunicar, os dados disponíveis para a produção eficiente e direcionada de campanhas, a formação profissional e o que executivos ligados ao segmento buscam.

Acompanhar o ritmo evolutivo tem sido um dos grandes desafios, porque novas soluções, conteúdos e ferramentas surgem a cada ano que passa. A transformação digital, por exemplo, é vista como um dos fatores de maior impacto em todo o mundo, e isso não é diferente no mercado publicitário.

Desde o primeiro anúncio publicitário – publicado em um jornal americano em 1704, até a chegada desse formato ao Brasil um século depois – (quase) tudo mudou. Atualmente, por exemplo, o meio digital é o que mais capta recursos e investimentos publicitários.

Em 2020, de acordo com o Cenp, 26,7% dos investimentos ficaram sob esse formato, o que representa um aumento de mais de 5% na participação da área em comparação com 2019.

A ascensão do universo digital trouxe dois grandes fatores de impacto para o mercado publicitário: a possibilidade de mensurar, através de dados minerados com maior precisão, o impacto das ações e a preocupação com a privacidade do consumidor. Uma pesquisa recente da Kantar Ibope revelou, por exemplo, que 54% dos consumidores preferem ver anúncios que sejam relevantes para os seus interesses e particularidades, o que o universo digital, com informações relevantes de acesso e de comportamento do internauta, proporciona ao publicitário.

57%

desses mesmos
consumidores temem
a exposição de suas
informações e uma invasão
à sua privacidade.

Em contrapartida, 57% desses mesmos consumidores temem a exposição de suas informações e uma invasão à sua privacidade.

Um contraponto que coloca em xeque um novo desafio para o profissional de publicidade: afinal, como encantar e engajar se, na era dos dados, o uso dessas informações também precisa ser realizado com parcimônia?

Se tudo muda, o que esses 25 anos – em que a Seven construiu sua história – nos ensinaram para que possamos nos preparar para o futuro? Com a palavra, os especialistas.