Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser
Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser Seven - Comunicação como tem que ser
Seven - Comunicação como tem que ser

Os desafios da gestão no
mercado publicitário

Raquel Leidens

Raquel Leidens

Fábio Schmitz

Fábio Schmitz

Sócios desde 2002, quando ingressaram na Seven, Raquel Leidens e Fábio Schmitz são a cara da agência. Após a saída do fundador, eles seguiram com o projeto e o desafio de tornar a Seven um negócio consolidado. Para isso, sempre promoveram uma gestão baseada em planejamento estratégico e estruturação dos departamentos.

Fábio tinha 24 anos quando assumiu o desafio de ser empreendedor. Acumulava experiência em diversos setores de uma companhia global de motores e transformadores, a Weg. Passou, inclusive, pelo Marketing e pelo RH da empresa, o que o ajudou a construir bons relacionamentos com o mercado.

“No início da Seven, muitas marcas confiaram no nosso potencial. Era tudo o que tínhamos a oferecer, já que não contávamos com um portfólio e estávamos iniciando a carreira e a própria agência. Mas foi a vontade de ir além e de entregar grandes projetos que inspiraram a confiança do mercado”, acredita.

Para ele, cabe ao gestor saber otimizar e maximizar o dinheiro do cliente em todas as frentes, garantindo assim um relacionamento de confiança e credibilidade. “Uma das coisas que não mudam e pautam o nosso trabalho é o nosso comprometimento na relação com o cliente. Por isso fomos atrás das melhores práticas do mercado publicitário. Realizamos benchmarking com grandes agências de Curitiba (PR) e de São Paulo (SP), a fim de entender melhor o que poderíamos realizar. Essa visão aberta para entender, ouvir e buscar boas iniciativas foi crucial”, avalia.

Entre os fatores que marcaram o crescimento da empresa, Fábio destaca a conquista do primeiro cliente: a Lunender, marca de renome no mercado têxtil. “Foi com eles que realizamos nossa primeira feira, a Texfair. E criamos experiências sólidas para a companhia, tivemos a oportunidade de aproximar os executivos do mercado através de boas campanhas e um relacionamento que sempre prezou pela entrega de projetos impecáveis”, analisa.

Para o executivo, a relação de proximidade é sempre um diferencial para criar valor entre agência e cliente. “Especialmente para marcas como a nossa, que está fora dos grandes centros, entender as dores do cliente e buscar, através da proximidade, as melhores soluções conta muito”, reforça.

Já Raquel destaca que um dos desafios da gestão é engajar as pessoas, priorizando a formação contínua. “No início da gestão da Seven, quando planejamento estratégico era um privilégio apenas de grandes empresas, nós já realizávamos anualmente esse estudo. E um dos fatores que sempre nos amparou no crescimento da empresa - além de saber aonde queremos chegar e estruturarmos os departamentos - foi o investimento em capacitação”, salienta.

“Descentralizar a
            gestão e ter pessoas
bem-preparadas é
            um desafio e um
                      aprendizado diário”

“Descentralizar a gestão e ter pessoas bem-preparadas é um desafio e um aprendizado diário, de acordo com a executiva, mas também é um movimento essencial para fortalecer o negócio. A gestão pautada em programas de qualidade, treinamento e metas bem definidas levou a Seven a criar altos números de retenção de talentos. E mesmo com a mudança no perfil comportamental dos profissionais, que hoje atuam em ciclos menos duradouros nas empresas, as pessoas acabam criando vínculos com a Seven. Anualmente investimos centenas de horas em treinamento e capacitação, porque acreditamos que não só formamos um bom time como também contribuímos para a evolução e o fortalecimento do mercado”, diz.

Descentralizar a tomada de decisão, claro, não é fácil. “Muitas vezes você olha e pensa que faria diferente do que o gestor decidiu fazer. Mas cultivar uma relação de confiança com as pessoas nos dá a oportunidade de olhar para o negócio como um todo. Sempre buscamos profissionais diferenciados, que entregassem algo a mais. Reunimos profissionais de grandes centros, de diversas regiões do país, que criaram um clima de pluralidade e uma expertise muito eclética e complementar. Além disso, apostamos em organização e solidez para tomar decisões”, concluem os gestores.

Peças premiadas, planejamento desde a base do negócio e pessoas que somam expertises complementares podem ser considerados ingredientes fundamentais para os 25 anos de sucesso da Seven. A marca precisou se adequar aos novos tempos, assim como todo o mercado publicitário. E acreditamos, mais do que nunca, que o olhar voltado ao novo deve continuar.

E para o futuro? Raquel e Fábio são enfáticos: buscam o reconhecimento em estratégias integradas de comunicação, incluindo novas soluções digitais. Buscam manter clientes com consistência e relacionamentos duradouros. Buscam fazer a diferença na vida das pessoas através da comunicação.

Recomeçar, afinal, é um ato constante para mantermos o negócio sempre alinhado com as boas práticas vigentes.

Gostou do nosso ebook?
compartilhe para que mais pessoas possam
conhecer a história dos 25 anos da seven



siga a seven nas redes sociais

Youtube Facebook Instagram Linkedin


Conheça mais sobre
o nosso trabalho em www.agenciaseven.com.br